A ADPP em parceria com a World Jewish Relief e a Action Aid com o apoio financeiro do “Start Fund”, está a implementar um projecto denominado “Resposta de Emergência às cheias em Sofala 2020” que visa apoiar as comunidades afectadas pelas fortes chuvas que têm fustigado as regiões de Nhamatanda, Maríngue, Gorongosa, Búzi, Caia e Cheringoma na província de Sofala, levando a inundações que afectaram 14,319 famílias.

O projecto está a apoiar 1,900 famílias que foram deslocadas e não têm acesso a itens básicos ou fontes de renda priorizando grupos vulneráveis, mulheres (em particular as grávidas e famílias chefiadas por mulheres), crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Através deste projecto, a ADPP está a distribuir 1,500 kits de alimentos que incluem arroz, feijão, óleo, sal e açúcar. Igualmente vai distribuir kits de água/saneamento e higiene para 400 famílias em Maríngue com alto risco de doenças transmitidas pela água. Isso incluirá redes mosquiteiras e comprimidos de purificação de água.

Para mulheres e raparigas a ADPP e seus parceiros estão a distribuir kits de dignidade com itens de higiene essenciais especificamente para as mulheres. Estes incluem capulanas sabão, pasta de dentes, pensos higiénicos, baldes roupas íntimas entre outros.

De referir que desde o ano passado aquando da passagem do Ciclone IDAI, a ADPP tem vindo a trabalhar com a World Jewish Relief em situações de emergência.