O mundo celebra hoje o Dia Internacional da Higiene das Mãos, numa altura em a sua necessidade é uma das principais medidas de prevenção do novo coronavírus. A ADPP celebra esta data, com especial afinco este ano, em todos os seus projectos distribuídos ao longo do país, com maior enfoque para o projecto de Alimentação Escolar, na sua componente de Água, Saneamento e Meio.

Como nunca antes, a prática da lavagem das mãos têm sido encarada como uma das prioridades em todos os projectos implementados pela ADPP, independentemente do foco da sua  área de intervenção.

Como forma de incutir cada vez mais o hábito da lavagem frequente das mãos no seio dos colaboradores e dos beneficiários dos projectos, diversas acções estão a ser levados a cabo.

Diariamente, colaboradores da ADPP a todos os níveis engajam-se para a manutenção da crescente conscientização da pertinência da lavagem frequente das mãos como uma das medidas de prevenção do novo coronavírus.

Na entrada de todas as instalações da organização, nomeadamente escritórios, escolas, armazéns e outros locais está montado um depósito com água e sabão para o uso obrigatório antes do acesso ao recinto e, sempre acompanhado de um panfleto do MISAU que explica detalhadamente a forma ideal para a lavagem correcta das mãos.

As mesmas acções decorrem em paralelo nas comunidades onde os projectos estão a ser implementados, em que por meio de palestras as pessoas são incutidas a necessidade da lavagem frequente das mãos através de demonstrações de informações explicativas dos panfletos fornecidos pelo MISAU. As comunidades são ensinadas a adoptar o sistema de lavagem das mãos “tip tap” construído com material local e acompanhado com sabão ou cinza para desinfectar as mãos.

Como forma de mitigar a propagação do COVID-19 no seio das comunidades mais vulneráveis, uma iniciativa de Resposta de Emergência da ADPP, com apoio financeiro da World Jewish Relief, distribuiu recentemente à 474 famílias do distrito de Nhamatanda, na localidade de Lamego, kits de material de higiene, composto por baldes, sabão e cloro e, ainda promoveu uma campanha de sensibilização sobre o uso correcto do material oferecido para a lavagem frequente das mãos.

A componente de Água, Saneamento e Meio, no projecto de Alimentação Escolar, no distrito da Manhiça, está a melhorar as condições de água e saneamento nas comunidades.

Os resultados do seu trabalho, apontam para uma crescente consciência da lavagem das mãos nos dias que correm, tudo a mercê da intervenção do projecto que para além de ter instalado um sistema de abastecimento de água com capacidade para cinco mil litros por dia, também têm disseminado informações sobre a sua necessidade no período em que estamos a atravessar. Aliado a esta questão foram montadas em todas as casas, pela própria comunidade, sistemas “tip tap” para a lavagem das mãos na entrada dos quintais.

Na mesma senda, colaboradores da ADPP-Vestuário deslocam-se diariamente aos principais mercados ao encontro dos seus clientes, revendedores de roupa, de modo a abordar questões relacionadas à prevenção do CONVID-19, onde a lavagem das mãos figura como uma das principais medidas.

Por meio destas acções, a ADPP vêem reiterar o seu compromisso na promoção do bem-estar dos seus colaboradores e beneficiários através do estabelecimento, à risca, das medidas de prevenção para o combate do novo coronavírus.