CENTRO DE CAJÚ E DESENVOLVIMENTO RURAL - ITOCULO

Nome completo do projecto: Itoculo Cajueiro e Centro de Desenvolvimento Rural

Sócio principal: Vendas de castanhas de caju e sumo de caju

Outros parceiros/ intervenientes: Incaju – Instituto de Promoção do Caju, associação HUMANA de pessoas para pessoas: Áustria

0
Toneladas de castanhas de caju em bruto
0
Litros de sumo de caju
0
Toneladas foram vendidas

O caju é a única fonte de produção de receitas da Itoculo. O Caju e o Centro de Desenvolvimento Rural de Itoculo gerem uma plantação de cajus, uma unidade de transformação de castanha de caju e sumo de caju, bem como um centro de formação para produtores locais de caju em Itoculo, distrito de Monapo. Tanto a produção como a transformação fizeram parte das principais actividades dos centros em 2019.  A produção de castanha de caju, a transformação dos seus derivados e a formação dos pequenos produtores locais em boas práticas são as principais actividades para o rendimento do centro de caju.

Resultados principais em  2019

Em 2019, a produção de caju resultou na colheita de 44 toneladas de castanhas de caju em bruto, das quais 41,5 toneladas provenientes da produção geral, 1.8 toneladas de castanhas de caju em bruto provenientes da produção biológica e 700 kg de castanhas de caju em bruto policlonal para sementeira. Em 2020 foram armazenadas 24 toneladas para transformação, 17 toneladas foram vendidas para garantir os pagamentos das actividades do centro, incluindo a colheita e o cuidado da plantação. Os frutos de casca rija da colheita de 2018 foram transformados, resultando em 2,460 kg de amêndoas e em processo de venda. Do fruto falso (maçã de caju) foram transformados e em vias de comercialização 1,600 litros de sumo de caju e 50 litros de melaço.

A produção biológica de cajueiro com pesticida natural é um novo método que a ADPP iniciou em Abril de 2018 com o objectivo de reduzir a utilização de produtos químicos para o tratamento do cajueiro. Esta prática foi também introduzida aos pequenos produtores como forma de melhorar a qualidade da produção, a produtividade e a rentabilidade no seio das famílias. Associado a esta prática, o Centro Itoculo do Cajueiro acolhe a produção de castanha de caju certificada (Sementes Policlonais) para sementeira na sua plantação e para venda a outros produtores.